10 profissões em alta no mercado brasileiro até 2020

Para quem está cursando o ensino médio e ainda vai dar os primeiros passos rumo a carreira dos sonhos, decidir uma profissão é algo decisivo.

Estar atento às tendências de mercado, pesquisar profissões em alta, além de analisar fatores como possibilidade de crescimento na área e salário tem sido uma espécie de obrigação para quem busca alcançar o sucesso profissional. Para quem está cursando o ensino médio e ainda vai dar os primeiros passos rumo a carreira dos sonhos, decidir uma profissão é algo decisivo, complicado e crucial para o futuro.

   Quais são as profissões mais interessantes no momento atual?

   Segundo um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), atividades relacionadas às áreas de gestão e produção seguirão em alta por pelo menos até o ano de 2020.

   Dentre as melhores opções para quem busca uma vaga no mercado de trabalho, estão profissões como Biotecnologistas e Engenharia Petroquímica. Em paralelo, as carreiras da área de saúde também sofrerão crescimento. Isto, porque segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos próximos 15 ou 20 anos triplicará o número de indivíduos com mais de 60 anos, levando o Brasil a se tornar uma das populações mais idosas no mundo.

   Se a área de saúde for sua praia, a geriatria é uma das especialidades que mais tem apresentado crescimento, quem explica é a médica e mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e Coordenadora da pós-graduação em Geriatria da Faculdade IPEMED, Lilian Schafirovits  Morillo.  Segundo Lilian, a geriatria apresenta muitas frentes novas de trabalho, sobretudo fora dos grandes centros, devido à falta de profissionais especializados.

   Como dica, a médica diz que o aluno que pensa em fazer Geriatria, precisa buscar uma residência médica especializada, e estudar muito. “É uma especialidade complexa, desta forma é preciso que se tenha um conhecimento de outras áreas da saúde, como noções de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, pois o envelhecimento traz consigo desafios que os médicos deverão auxiliar seus pacientes a enfrentar”, conclui.

   O Ecaderno preparou uma lista com as 10 carreiras mais promissoras até 2020 e para dar aquela ajuda a EBE Objetivo compartilha as principais tendências do mercado.

   Confira a seguir:

1 – Engenheiros de Petróleo: Com seus conhecimentos em engenharia, geofísica, mineração e geologia, estes profissionais trabalham na descoberta de poços e jazidas, bem como no desenvolvimento de projetos de exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural sem prejuízo ao meio ambiente nem desperdício material.

2 – Engenheiros de Mobilidade: Estes trabalhadores atuam na construção, monitoramento e manutenção da infraestrutura ferroviária, portuária e aeroportuária, supervisionando se as obras em andamento respeitam as normas legais específicas da legislação. Em ambientes urbanos, os engenheiros de mobilidade gerenciam a sinalização viária e do planejamento de transporte urbano visando à melhor fluidez do tráfego.

3 – Biotecnologistas: Os profissionais da biotecnologia estudam a criação, aperfeiçoamento e gerenciamento de novos produtos nas áreas de saúde, química, ambiental e alimentícia. Na área da microbiologia, avaliam os efeitos e utilidades de fungos, bactérias, vírus e protozoários na produção vacinas, medicamentos, alimentos e bebidas. Também podem atuar no controle ambiental, avaliação e prevenção da contaminação da água e do solo.

4 – Engenharia Ambiental e Sanitária: Uma das funções desse profissional é preservar os recursos naturais e proteger a saúde humana, diminuindo os impactos causados no meio ambiente por meio das ações causadas pelo homem. O engenheiro poderá trabalhar em secretarias municipais e estaduais ou em polos industriais.

5 – Gestão Tributária: O profissional terá a oportunidade de desenvolvimento na gestão dos tributos que incidem sobre as atividades empresariais, identificando alternativas e desenvolvendo estratégias que, de acordo com a legislação tributária vigente, contribuam para a melhoria da competitividade e do desempenho das empresas.

6 – Técnicos em Sistema de Informação: As especialidades deste tecnólogo são a criação e a análise de sistemas informatizados com o intuito de gerenciar, processar e armazenar informações em diversos setores de atividades. Para isso, devem conhecer a estrutura física dos equipamentos e periféricos, softwares, bancos de dados, bem como os negócios da companhia em que trabalham.

7 – Contabilidade: É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios de uma empresa (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa do patrimônio.

8 – Geriatria: O médico geriatra atende o idoso, diferenciando as mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas próprias do processo natural de  envelhecimento, das alterações decorrentes de doenças nessa fase da vida. Enquanto a grande maioria das especialidades médicas se dedica a um órgão ou sistema, a geriatria se dedica ao indivíduo como um todo.

9 – Psicologia: O profissional desta área tem formação específica e está habilitado para lidar com problemas de ordem psicológica e comportamental. O psicólogo pode atuar em uma clínica particular, empresa, escola ou em um hospital e tem capacitação para diagnosticar um teste vocacional, o perfil certo para uma vaga ou um quadro de ansiedade.

10 – Fisioterapia: Este profissional diagnostica e trata problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura. Além de ajudar na recuperação de acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, ele trabalha com idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental.

Palavra de especialista:

   A profissional Ana Paula Veloso diz que não adianta a pessoa escolher a profissão em alta só por causa do salário.

   Ainda de acordo com Ana Paula, não possuir competências pessoais, inclusive cognitivas, para o exercício destas profissões em alta, pode tornar uma formação que, a princípio seria garantia de sucesso profissional, em um resultado insatisfatório e frustrante na vida das pessoas.

   “Acredito que o indivíduo que busca o sucesso de sua carreira deve estar atento às suas próprias características e à forma como elas poderão contribuir no exercício da profissão. Saber sobre si, sempre e para sempre, já pode ser considerado o início de uma trajetória de vida – pessoal e profissional – de sucesso”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *