O Enem na vida profissional

A EBE Objetivo conversou com duas profissionais de Relações-Públicas sobre suas experiências com o Enem.

A EBE Objetivo conversou com duas profissionais de Relações-Públicas, ambas cursaram a mesma faculdade, a Fapcom: Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, em São Paulo. O que essas meninas têm em comum? Ambas conseguiram ingressar em seus respectivos cursos pelo ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
As profissionais de comunicação realizaram as provas no ano de 2009, hoje, ambas com 25 anos, contam sobre os desafios do enem e suas maiores dificuldades, como conseguiram alcançar boas notas e quais as dicas para quem vai prestar o Enem em 2017. Confira a seguir:

                                                                              E para quem acha que foi fácil…

   Para Vanessa de Araújo Mello a maior dificuldade foi a falta de informação. “Descobri e pesquisei quase tudo da prova (desde a inscrição até as regras para utilização) sozinha e pela internet, um canal que nem todos os estudantes das escolas públicas tinham acesso. ”, esclarece.
A Relações Públicas – (RP), Anne Andrade justifica que na época não trabalhava e os pais não conseguiam pagar pela faculdade, sendo assim, ela resolveu que iria estudar muito para alcançar sua meta de ingressar em uma boa faculdade, no curso de sua preferência.
“Na minha própria escola fazíamos revisão dos conteúdos do colegial para o vestibular, fiz cursinho durante um ano, e estudei muito as provas anteriores, me dediquei muito a elaboração de redação, para que conseguisse desenvolver com clareza diferentes temas e alcançar uma boa nota no ENEM”, explica Anne.
“Com essa jornada de estudas, consegui uma boa pontuação e minha bolsa integral em uma faculdade referência no meu curso”, complementa.

                                                   

                                                   Dicas

   “Eu diria, e sempre digo, para quem ainda não fez a graduação que pode prestar o ENEM que vale muito a pena, não é difícil e torna a faculdade algo possível. Basta ter uma boa interpretação de texto e redação. São dois dias de sacrifício para 4 anos sem mensalidade”, sugere Vanessa.
A RP também aborda a importância de verificar a nota de corte das faculdades, já que elas têm uma cota de aceitação. “Logo, se você acompanhar e ver que a sua está muito abaixo, vale procurar outra faculdade ou opção de curso, o que foi o meu caso”, destaca.
Anne comenta sobre o que é preciso para conquistar um bom desempenho: “Não tem segredo, não tem simpatia, é preciso estudar e ter dedicação, treinem, façam simulados, esse vai ser seu principal parâmetro para saber os conteúdos em que você está preparado e os quais precisa desenvolver”.
“O ENEM é uma prova extensa, julgo que ela é bem cansativa, então descansem bem antes de irem realizá-la! Mas ela realmente testa os principais pontos vistos no ensino médio, e te abre diversas oportunidades, como vantagens em outros vestibulares, ingresso na rede pública pelo SISU, e na rede particular pelo PROUNI. Então, seja qual for seu objetivo, o ENEM com certeza vai te ajudar a conquistar”, finaliza Anne Andrade.

                                                                              Esperamos ter ajudado! Bons estudos!

#compartilheconhecimento #ebeblog #sobreoenem #dicasfresquinhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *