A Matemática – Os 4 fatores relacionados ao baixo rendimento dos alunos.
Professor: Esse texto é para você!
A matemática é uma das disciplinas consideradas mais difíceis pelos alunos e com um dos maiores índices de recuperação na escola, certo? Sendo assim, surpreender os alunos com novas técnicas pode melhorar esse conceito de que a matemática é um bicho de sete cabeças, entretanto, alguns fatores podem estar relacionados ao baixo rendimento das crianças e dos jovens, são eles problemas ligados a fatores auditivos, visuais de leitura e de escrita.
Confira as orientações do graduado em matemática Marcos Noé sobre esse assunto e como você pode aprimorar sua metodologia, facilitando o desempenho escolar da turma.
1. Problemas auditivos
O aluno não consegue ouvir claramente o que você está dizendo, levando-o à incapacidade de aprender os conteúdos. Procure relacionar em seu planejamento, aulas orais e exercícios ditados calmamente. Essa estratégia permite que você visualize aquele aluno que está com um possível problema auditivo.
2. Problemas relacionados à leitura
A ocorrência de falhas no processo de leitura provoca uma interpretação de má qualidade, prejudicando o raciocínio na resolução de situações-problemas. Alguns alunos apresentam problemas em realizar uma leitura dinâmica, mas quando uma pessoa lê o problema em voz alta, eles conseguem raciocinar e buscar soluções adequadas.
3. Problemas visuais
Os problemas de acuidade visual são comuns na infância, e quando não identificados, podem prejudicar de forma concreta o rendimento escolar. Caso verifique a ocorrência de algum aluno com dificuldade de visualização, procure situar este estudante mais próximo do quadro.
Persistindo o problema, procure a coordenação e comunique o fato, a qual informará aos pais sobre uma possível deficiência visual, que pode ser verificada em uma simples consulta ao oftalmologista. Problemas como estes são resolvidos com uma lente corretiva ou o uso de óculos.
4. Problemas relacionados à escrita
A disgrafia é um problema ligado à linguagem escrita. Crianças portadoras do mesmo, possuem dificuldade na escrita de letras e números. Dessa forma, a própria criança fica impossibilitada de ler o que escreveu, gerando assim, um baixo rendimento escolar.
Caso note que um aluno possui lentidão ao escrever, textos desorganizados, letra ilegível, traços irregulares e espaçamento entre as linhas desordenados, pode ser um sinal de disgrafia. Da mesma forma, procure repassar o problema à coordenação que buscará soluções adequadas e eficientes para solucionar a situação.
Procure conhecer sua sala de aula identificando as dificuldades dos alunos logo no início.
Nunca exponha um problema individual de maneira coletiva. Essa situação pode ocasionar problemas graves voltados para o meio comportamental. Procure trabalhar em parceria com a coordenadora pedagógica da escola, pois ela possui procedimentos adequados para conduzir a situação frente aos pais ou responsáveis e aos próprios colegas.