Como ajudar a controlar o medo e a ansiedade dos pequenos. Descubra!
Para muitas crianças, os exames são somente uma prova a mais durante o curso. No entanto, para outras crianças, implica num processo de estresse e ansiedade que não somente pode paralisá-las diante de um exame ou render menos, chegando a causar fisicamente sintomas como dores de cabeça ou dores de barriga. No entanto, se ajudarmos a controlar suas emoções e medos, os pequenos podem superar os estudos sem problemas e sem que sua saúde seja afetada.
1. Pensamentos de Ansiedade
Ajude-a a expressar esses pensamentos que estão produzindo ansiedade e explique que essas ideias não são reais porque ela/ele é capaz de superar a prova. Peça para a criança repetir pensamentos positivos em voz alta: “sou capaz e posso fazer a prova”.
2. Ensine a criança técnicas de relaxamento
Respirar profundamente e expirar o ar de forma relaxada, várias vezes por dia, ajudam a relaxar, encher os pulmões ao máximo e exalar o ar até que não fique nada dentro, como se fosse uma bola de soprar, também é uma boa técnica.
3. Autocontrole
Para melhorar o autocontrole da criança, evite que ela pratique alguns tiques como roer as unhas ou chupar o cabelo, já que esses comportamentos elevam o seu nível de ansiedade.
4. Pratique
Praticar em casa a realização de uma prova. Realize um teste caseiro sobre a matéria que ela está estudando para que desde sua casa ela possa fazê-lo. A prática e execução de um exame ajudarão a diminuir seus temores e a enfrentar as provas com mais confiança.
5. Bons Hábitos
Ensine a criança a adquirir bons hábitos de estudo para ir bem preparado para as provas e repassar as matérias gerais antes do dia da prova.
6. Alimentação
Cuide da alimentação e da saúde da criança para que ela esteja preparada e com energia.
7. Confiança
No dia da prova, vá com tempo e tranquilidade para a escola, para evitar medos de última hora, e não é conveniente falar da matéria. Mostre que você confia plenamente na criança.
8. Pensamento Positivo
Explique para a criança que antes de responder as questões ela deve praticar uma respiração profunda e pensar positivamente.
9. Leia toda a prova antes
Durante a prova, fale para a criança ler bem todas as perguntas antes de respondê-las, e começar pela questão que ela sabe melhor, depois a seguinte que domina bem e assim por diante. Em caso de “dar um branco”, é preferível passar para outra questão. Se der tempo peça para ela revisar toda a prova, tanto as respostas como a ortografia e redação.
10. Corrija os erros
Depois da prova, convém que revise com o professor os exercícios, para conhecer quais erros a criança cometeu e como solucioná-los da próxima vez. Se foi aprovada, sempre parabenizá-la pelo êxito.