As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais, é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros motivos que também influenciam no processo de aprendizagem.
Cada criança é única
A psicóloga Maura Tavares Rech, especialista em psicoterapia infantil, afirma que “Toda criança tem um processo diferente de desenvolvimento – umas aprendem a andar mais cedo, outras falam mais cedo – e isso é absolutamente normal, não existe um ‘padrão’ de desenvolvimento. Portanto é importante que os pais respeitem o desenvolvimento geral da criança. Nesta fase o pediatra torna-se um grande aliado dos pais”, diz a psicóloga.
Leia 4 dicas interessantes para aprender o que fazer pelo seu filho(a):
1- Um possível diagnóstico!
Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração.
2- Criar um ambiente adequado!
“Os pais têm que dar segurança e atenção para ensinar a criança a aceitar as frustrações”, diz Maura. Criar um ambiente adequado para que ela desenvolva o estudo e estabelecer limite de horários para a realização das tarefas são outras dicas importantes da psicóloga. Mas não se deve confundir dificuldade de aprendizagem com falta de vontade de realizar as tarefas.
Maura afirma que problemas de aprendizagem podem ser causados por uma simples preferência por determinadas disciplinas ou assuntos. “Nestes casos um professor particular pode, muitas vezes, resolver o problema”.
3- Procurar ajuda!
Se os pais acreditam que seu filho apresenta dificuldades de aprendizagem, devem procurar um profissional para receber as orientações.
Neste caso, os psicólogos com especialização em clínica infantil, são os profissionais adequados para realizar uma avaliação e tratar da criança, se o problema for gerado por fator emocional. Caso o diagnóstico for dificuldade cognitiva, a criança deve ser encaminhada para um psicopedagogo que poderá ajudar no desenvolvimento do aprender.
4- Trabalho Multidisciplinar!
Para obter resultados concretos é preciso ser feito um trabalho em conjunto entre pais, psicólogos, escolas e professores, que deverão estar envolvidos com um único objetivo: ajudar a criança. E é imprescindível que os pais conheçam seus filhos e conversem frequentemente com eles para que possam detectar quando algo não vai bem.