Trabalho em grupo – A sociedade é múltipla em incontáveis sentidos. E é justamente essa característica que torna a experiência do viver não apenas interessante, mas genuína e plenamente possível.
O contato e o convívio humano, portanto, são condições naturalmente estabelecidas, mas isso não significa que sejam simples. Exigem um verdadeiro coquetel de habilidades, cujo desenvolvimento, em sua maioria, acontece em tenra idade.
A escola, evidentemente, tem papel fundamental como facilitadora desse processo e, para isso, utiliza vários recursos pedagógicos.
Alguns deles reproduzem no micro universo educacional as complexas relações do mundo macro.
E o trabalho em grupo certamente encabeça a lista dos mais importantes para esse fim.
Quais os principais objetivos do trabalho em grupo na escola?
A escola é um local que produz e tem uma cultura que chamamos de cultura escolar.
É uma maneira específica de organizar a vida social das crianças e dos jovens, com vistas a proporcionar formas específicas de conhecimento por meio de inúmeros dispositivos de sociabilidade.
Há muitas atividades que a escola promove cujo objetivo maior é produzir o pensamento, que é condição de liberdade.
E uma delas é o trabalho em grupo, que pode ser eficaz para vários objetivos, entre eles:
- proporcionar a experimentação e o trabalho com pessoas que se diferenciam entre si;
- proporcionar o encontro com pessoas que ajudam a despertar novos/outros conhecimentos, formas de pensamento e atitudes;
- auxiliar no processo de socialização no encontro com o outro;
- proporcionar a compreensão de que a construção coletiva pode potencializar as formas de conhecer o conhecer.
Que vantagens o trabalho em grupo pode trazer para o desenvolvimento de crianças e adolescentes?
A escola não pode ser só pensada em termos de desenvolvimento. Pois a ideia de desenvolvimento sempre pressupõe que estamos em vias de nos constituirmos ou que o interessante estará por vir.
A escola é importante pois ali acontece a vida diariamente, em tudo que ela carrega de complexidade, alegrias e tristezas.
O trabalho em grupo é uma forma de organização escolar que pode proporcionar uma experiência singular com “os diferentes” ou “os outros” na medida em que mostra que cada um de nós temos parte do que precisamos.
Que cuidados os professores devem ter ao proporem trabalhos em grupo?
O cuidado maior é que o grupo seja potencializador para cada um dos membros e não inibidor das suas possibilidades.
.
O trabalho em grupo é mais indicado para determinadas áreas do conhecimento ou faixas etárias? Por quê?
Não há indicação nem de área de conhecimento e nem de faixa etária.
Evidentemente, trabalhar em grupo com crianças de 2 anos é totalmente diferente de trabalhar com crianças de 6 anos, cada faixa etária tem sua especificidade, que deve ser levada em conta.
Há desvantagens no trabalho em grupo? Quais, em que situações e por quê?
A maior desvantagem acontece quando o grupo não propicia a expansão das possibilidades e potências para cada componente.
O grupo não pode ser um local de opressão para ninguém, cada singularidade e diferença deve ser respeitada. E, mais do que isso, deve servir para que cada um se aprofunde e se expanda em suas diferenças e singularidades.
Quando o grupo atuar em uma micropolítica fascista, de bloqueio e impedimento da manifestação do desejo, do livre pensamento e da singularidade e diferença de cada um, ele deve ser desfeito.
Cinco dicas para valorizar ainda mais o trabalho em grupo:
- Ajude a criança a diversificar o grupo que trabalha;
- faça grupos cuja característica maior seja a experiência da diferença;
- em algumas atividades, as crianças podem escolher com quem trabalhar.
- nunca permita que qualquer criança fique sem grupo e/ou que não seja escolhida;
- nunca silencie em situações de opressão: racismo, homofobia, em relação a qualquer marca do corpo e todas as múltiplas formas de opressão.