Projeto Lacre Amigo

 

 

Segundo uma pesquisa realizada pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), uma lata de alumínio leva de 200 a 500 anos para se decompor. Por outro lado, a reciclabilidade é um dos maiores e mais importantes atributos do alumínio. Qualquer item produzido com esse material pode ser reciclado diversas vezes, sem que se percam suas qualidades no processo de reaproveitamento. Para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se apenas 5% da energia necessária para se produzir a mesma quantidade de um produto primário, ou seja, a reciclagem do produto gera uma economia de 95% de energia elétrica.

Curiosamente, a reciclagem de apenas uma latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.

Ao se deparar com essa realidade, a equipe pedagógica, da EBE Objetivo iniciarão no final de abril o projeto Lacre Amigo, envolvendo alunos, professores, funcionários e toda a comunidade entorno do colégio, com objetivo de
conscientizar a todos em relação a reciclagem, e, ainda ajudar aqueles que necessitam de cadeiras de rodas para se locomover.

O projeto consiste na arrecadação de 140 garrafas PET de 2L cheias de lacres de alumínio. Logo após os lacres são trocados por uma cadeira de rodas que é posteriormente doada para uma instituição carente.

A preferência pela arrecadação de lacres de latinhas de alumínio se deve à facilidade de manuseio e de armazenamento em locais pequenos. Já pensou armazenar centenas de latinhas de alumínio? Além do alumínio ser um material cotado pelos catadores que necessitam da reciclagem das latinhas para sobreviver, arrecadamos os lacres sem interferir na cadeia de reciclagem que é fundamental para estas pessoas.

 

Há diversos pontos de coleta de lacres espalhados pelo Colégio e em estabelecimentos como bares próximos à unidade. Também são elaboradas habitualmente gincanas e campanhas de divulgação que incentivam os alunos a
participar do projeto.

A troca pelas cadeiras de rodas despertará um sentimento de “conquista” a todos envolvidos na campanha, quebrando o paradigma que há algum tempo se que a troca dos lacres das latinhas de alumínio por cadeiras de rodas era “lenda urbana”, diziam que os lacres só serviam para a produção de bolsas, vestidos e artesanato. A campanha existe, é real, acredite e contribua você também!

 

O projeto foi idealizado pela professora Selma Aparecida Estorari, ressaltando que ” Cuidar do meio ambiente é apenas uma questão de atitude”. Se todos nós fizermos a nossa parte, teremos um mundo melhor, além de ajudarmos ao próximo”.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *