Aprendendo as primeiras letrinhas na Educação Infantil

Aprendendo as primeiras letrinhas 

Há muitas maneiras de apresentar as letras para uma criança. Em cada idade, o aprendizado se dá de uma maneira diferente, e por isso os estímulos também devem mudar ao longo do tempo.

Crianças menores são atraídas principalmente por elementos visuais e do seu cotidiano. Por isso é possível começar a estimulá-las ensinando as letras das cores e dos animais, por exemplo. Além disso, contar histórias e estimular o interesse por livros é um hábito importante para a criança ter contato com textos impressos desde cedo.

Incentivar a criança a escrever o próprio nome costuma ser um dos primeiros passos para familiarização com o alfabeto. Os pais podem estimular isso de várias formas: pendurar letras do alfabeto formando o nome na porta do quarto, pedir para a criança assinar o nome no desenho que fez, ou então colocar ímãs de letras na geladeira para ela brincar. Uma hora, a criança vai entender que essas letras, juntas, representam seu nome, levar esse aprendizado para todas as outras palavras.

 

Fases da alfabetização em cada idade

Cada criança é única e passa por seu próprio processo de desenvolvimento. Mesmo assim, em cada idade é comum que os pequenos apresentem alguns marcos de aprendizados relativos à leitura e à escrita:

0 a 3 anos: Nessa idade a criança demonstra curiosidade por ouvir histórias, por isso é importante estimular o gosto por livros e o hábito da leitura. A criança gosta de repetição, então sempre pede para os pais contarem de novo as histórias preferidas. Começam a demonstrar interesse em escrever o seu próprio nome e até a imitar a escrita em seus desenhos.

Dicas para ensinar o alfabeto de forma lúdica

 

 

As crianças aprendem melhor através de brincadeiras e atividades lúdicas. Diferentes recursos e estímulos ajudam a tornar o aprendizado menos mecânico, assim estimulando o cérebro de maneiras diversas e promovendo um desenvolvimento mais completo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *