Brinquedo é tão importante para criança como o trabalho é para o adulto!

Brincadeira é coisa séria, pois é através delas que as crianças desenvolvem a criatividade, o raciocínio e interagem com o mundo que as cercam.

Brincadeira é coisa séria, pois é através delas que as crianças desenvolvem a criatividade, o raciocínio e interagem com o mundo que as cercam; brincar é uma forma de expressão.

   A maneira lúdica de aprender na educação infantil é de extrema importância, pois leva o aluno a sensações e emoções fundamentais para o seu desenvolvimento. Afinal, brincando a criança forma sua personalidade e aprende a lidar com o mundo. Assim, pelo fato da brincadeira estar intrinsecamente ligada ao desenvolvimento infantil, também deve estar inserida no contexto escolar com o objetivo de auxiliar o processo de aprendizagem. E quem não gosta de aprender brincando?

   Atualmente é inegável a importância do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. No entanto, e apesar do contrassenso que é, as crianças têm cada vez menos tempo para brincar, em prol de agendas assoberbadas em atividades extracurriculares e deveres escolares.
O brincar fica relegado para segundo plano e a preocupação dos pais recai sobretudo em saber se os filhos estudaram ou não, sem perceberem que nenhuma criança desenvolverá todo o seu potencial se a brincadeira não fizer parte da sua vida.
Os pais têm um papel fundamental no que diz respeito à preparação dos espaços, à seleção dos brinquedos e dos contextos a serem explorados, é um grande desafio brincar hoje, em uma época de urbanização crescente, onde o ser humano é habituado em um universo espacial pequeno e restrito.
Acreditamos que todas as pessoas precisam de um lugar especial para brincar e tem o direito de se desenvolver, resgatar o lúdico, bem como, a sua própria infância.
brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado. Lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar.

   Quais os fatores positivos de uma brinquedoteca? 

* Proporciona um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando alguém ou perdendo tempo;
* Estimula o desenvolvimento de uma vida interior rica e a capacidade de concentrar a atenção,
* Favorece o equilíbrio emocional,
* Desenvolve a inteligência, a criatividade e a sociabilidade,
* Proporciona acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e descobertas,
* Incentiva a valorização do brinquedo e da brincadeira como recursos para o desenvolvimento intelectual, social e emocional,
* Oferece a oportunidade para que a criança aprenda a jogar e a participar,
* Enriquece o relacionamento entre as crianças e suas famílias.

   Por isso, sempre que possível, brinque muito com o seu filho e conceda-lhe uma boa parte do dia para explorar sua imaginação.        Dessa forma, estará a promover o seu crescimento feliz e saudável!

   “Brinquedo é tão importante para criança como o trabalho é para o adulto”.
   Segue uma dica bem bacana da Ebe Objetivo de um lugar onde você pode levar seu filho, proporcionando-lhe um tempo de qualidade, onde seu desenvolvimento ocorrerá de maneira lúdica e prazerosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *