Como estudar matemática para o ENEM

 Duas dicas simples para colocar em prática

Matemática: Ou você ama ou odeia e tem aquele ditado popular que diz que as pessoas que vão bem em português, geralmente tem um desempenho ruim em matemática e vice versa. Bom, essa desculpa poderia até “colar” antigamente, mas hoje em dia você precisa saber matemática, além de diversas outras matérias, para ingressar em uma boa faculdade, mesmo que a sua intenção seja atuar na área de humanas ou biológicas, de qualquer modo saber resolver questões de modo prático é uma das exigências para ser aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio.
Porcentagem, matemática financeira, progressão aritmética, trigonometria, figuras geométricas, volume, área, análise de gráficos, probabilidade, análise combinatória, estatística. Por onde começar a estudar? Duas dicas básicas e bem simples podem te ajudar a desmistificar essa ideia de que “matemática é impossível”.

 O primeiro passo é adaptar-se aos exercícios da prova que você pretende realizar: Se você vai prestar o Enem para ingressar na faculdade “x”, então além dos exercícios de ma-temática das provas anteriores do enem, você também precisa pesquisar as avaliações ante-riores da sua futura universidade e refazer os exercícios – Isso vai ampliar a sua visão e te proporcionar maior segurança – Você precisa entender como funciona o enunciado para saber se a prova é de cunho mais interpretativo ou objetivo.

   O Enem, por exemplo, utiliza muitas questões interpretativas e só através da pergunta, você descobrirá qual fórmula aplicar para cada tipo de assunto, em nenhum momento ele irá indicar qual regra deve ser aplicada.

   Recomenda-se reunir as avaliações anteriores (pelo menos a partir de 2009) e refazer todos os exercícios.

   Será uma longa jornada? Sim, mas valerá a pena, o site do Inep, por exemplo, disponibiliza diversas provas com os respectivos gabaritos.

 O segundo passo é uma extensão do primeiro. Gaste menos tempo possível decorando as fórmulas e coloque-as em prática, mas não adianta pegar 1 exercício aleatório de cada divisão da matemática, o ideal é que você separe os assuntos em tópicos e responda pelo menos 10 questões de cada.

   Suponha que a sua dificuldade maior está em figuras geométricas, então faça mais exercícios desse conteúdo, lembrando que não dá para fugir de algumas fórmulas, então você precisa tê-las em mente, mas deixe espaço aberto para que você grave apenas o essencial para aplicar àquela questão.

   Se você já tiver respondido a uma questão parecida, na hora da aplicação do exame, já não será tão difícil como antes e por ser uma das matérias com um dos índices mais altos de erros, os acertos são bastante valorizados pela banca, por isso, dedique-se aos números e boa sorte!

Para saber mais consulte: 

http://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *