Musica para os pequenos
“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.”
Rubem Alves
A música, que passa de geração para geração e é uma das linguagens mais antigas da humanidade, faz parte de nosso contexto educacional. Ela possui um papel importante na educação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem e uma grande aliada no crescimento saudável.
Observar, discutir, comparar, descobrir semelhanças e diferenças são pontos importantes que a proposta interdisciplinar, envolvendo as áreas de Natureza e Cultura, Arte e Música, prioriza para os alunos da Educação Infantil.
O repertório tem como tema central o Brasil. Na Educação Infantil 1 – fase 1, por exemplo, as aulas abordam as brincadeiras e cantigas da cultura brasileira; na fase 2, a vida das pessoas que moram perto da floresta e do mar; na Educação Infantil 2, o enfoque está na maneira de viver no campo e na cidade. Na Educação Infantil 3, são destacados temas como a evolução dos processos tecnológicos de comunicação e a preservação do meio ambiente. A cada aula, as crianças encontram possibilidades para compreender melhor o lugar onde vivem.
“No âmbito da Educação Infantil, a linguagem musical explora possibilidades de aprendizado em que a criança aprecie, experimente, vivencie e construa. O fazer musical ocorre por meio da criação e da reprodução, que garantem três possibilidades de ação: a interpretação, a improvisação e a composição”, explica Sandra Regina Carulli, coordenadora geral da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.
As aulas são iniciadas com um canto de entrada, um aquecimento inicial, em que ocorrem os primeiros trabalhos de movimento. Em seguida, as crianças interagem em uma atividade lúdico-musical. Como apoio, são utilizados diferentes instrumentos musicais de fácil manejo pelas crianças, como tambor, reco-reco, triângulo, chocalho, ganzá, pandeiro, caxixi, tamborim, agogô e sino, acompanhados por instrumentos harmônicos (violão, teclado, xilofone, gaita ou flauta), tocados pelos professores. As aulas são finalizadas com uma atividade de relaxamento e desaceleração.
“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”.
Curta, Comente e Compartilhe!