A vida fica muito melhor com trilha sonora

 A vida fica muito melhor com trilha sonora? Sim ou com certeza?

 

A música está presente desde um simples parabéns até uma despedida, atrela-se a essência de cada indivíduo e pode ser considerada um sinônimo de liberdade de expressão, de cultura, de como nos sentimos e de como essas sensações são transmitidas ao nosso meio.
Pare um instante para pensar – Quando você está triste que tipo de música te atrai? E quando você está feliz? Em cada fase são evocados sentimentos, lugares, lembranças, dentre tantos outros aspectos. A música amplia a visão de mundo de cada um, da percepção sobre si e sobre a sociedade.

 

 

                                                      Alguma vez você já se sentiu arrepiado ao ouvir uma canção?

Isso acontece com algumas pessoas porque a música estimula a região do cérebro do sistema límbico – Área responsável pelo comportamento e por nossas emoções – Essa área ativa a liberação do hormônio que causa a sensação de prazer, por esse motivo sente-se um arrepio na pele ao escutar uma canção marcante.

Diante disso e sendo a escola um espaço em que o conhecimento em diversas áreas é incentivado, também deve-se considerar a música como uma ferramenta de aprendizagem.

Na EBE Objetivo fazer arte por meio da música é uma atividade incentivada pelo núcleo pedagógico.

 

   Desafio do dia: Para cada fase da vida, pense em uma música que te lembre bons momentos!

“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.”

Rubem Alves

 

1 comentário sobre “A vida fica muito melhor com trilha sonora”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *