Resumindo

Resumindo – Técnicas simples e efetivas para uma síntese bem feita

 O resumo é a base para as suas revisões de estudos. Por meio de dicas simples, te ensinaremos a fazê-lo da maneira correta, com base nos critérios ensinados pela Coach de vestibulandos e especialista em métodos de estudos, Clara Ricieri.
Primeiramente, faça um resumo detalhado sobre a matéria: Coloque no papel tudo que você entendeu, faça um esboço detalhado, lembrando que não precisa ser perfeito e nem ter as palavras contidas no livro, ou exatamente àquelas ditas pelo professor. Faça uma paráfrase – Escreva do seu jeitinho, dessa forma, você vai conseguir gerar uma associação, ou seja, aquele determinado conteúdo vai fazer sentido para você.

   Utilize fichas-resumo: As fichas são recomendadas pelo seu tamanho, já que a ideia é RESUMIR, o ideal é que você consiga destrinchar o texto em poucas linhas, por isso, utilize frente e verso da fichinha, que tem o tamanho de metade de uma folha de caderno. O importante é se atentar ao tamanho que você ocupa no seu resumo. Se preferir, crie desenhos e não deixe de colocar as palavras-chave, aquelas que só de bater o olho, vão te fazer lembrar do assunto. CONCISÃO é a palavra chave do resumo!
Teste os resultados: Mensurar seu desempenho é fundamental, faça sempre exercícios da matéria – Pelo menos 10 e então analise seus erros e acertos. Se você acertou menos de 50% então volte à matéria e releia, se você teve um desempenho satisfatório – de 80% a 100% então faça observações dos seus erros, por exemplo – “Confundi o assunto tal com o outro Y e por isso errei o exercício”, isso vai te ajudar a definir os pontos em que você precisa focar mais atenção.
   Procure no seu material as palavras chaves de cada parágrafo/assunto/tema. Essas funcionam como um gatilho mental, ao sublinhá-las, você relembra as principais ideias.

   Por fim, vale lembrar que usar o resumo do amigo não é legal, porque o que é importante para ele, pode não ser para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *