A EBE Objetivo te explica o que o ENEM espera da sua redação

 A EBE Objetivo vai te explicar – Confira os principais critérios de avaliação

 A dissertação, estilo proposto no ENEM e em vários vestibulares é um texto argumentativo, que permite que o aluno desenvolva uma ideia, problema ou questionamento com uma consideração final que deve estar de acordo com os argumentos expostos, daí a importância do estudante adquirir amplo conhecimento sobre o assunto para equilibrar os pontos positivos e negativos e apresentar parâmetros bem definidos.  Além das quatro provas de conhecimentos gerais, a redação é considerada a quinta prova, com nota individual.

Correção da prova:

   A redação do enem é corrigida por dois professores, que analisam cinco competências, que valem 200 pontos cada. Se a diferença total da nota de cada corretor ultrapassar mais de 100 pontos, ou se ultrapassar mais de 80 pontos em cada competência, o texto é corrigido por um terceiro corretor, além do mais, se uma redação receber a nota total dos dois corretores, obrigatoriamente passará por uma banca com mais professores.

Entenda as competências exigidas pela banca:

1) Norma culta: Avalia a obediência do candidato à norma-padrão da língua escrita.

2) Capacidade de leitura: Envolve a compreensão da proposta, a aplicação do conhecimento de várias áreas (aqui, entra a avaliação do repertório) e desenvolvimento do tipo de texto pedido – no caso, a dissertação. Nessa competência, é importante entender que um ponto chave da redação é não fugir do tema – para não correr riscos, leia com atenção (e mais de uma vez) a proposta e a coletânea.

3) Tese e argumentação: Avalia a capacidade de selecionar, relacionar e organizar fatos e opiniões em defesa do argumento.

4) Coesão: Avalia a articulação e os nexos que se estabelecem entre os elementos do texto. É, basicamente, a utilização de elementos e mecanismos de linguagem que possibilitem a argumentação.

5) Proposta de intervenção social: Avalia se o candidato conseguiu propor, de maneira objetiva, clara e detalhada a proposta de solução para o problema abordado, e se é plausível e faz sentido em relação ao tema. O aluno ainda deve se lembrar de manter o respeito aos direitos humanos. Repare que a proposta de intervenção é um dos itens mais importantes, pois há uma grade de avaliação somente para ela.

   Compartilhe e deixe seu comentário!

#blogebeobjetivo #bancadoenem #vocemaispreparado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *