Metade do ensino médio e eu ainda não sei o que fazer

Metade do Ensino Médio e ainda não sabe o que fazer? – A gente te explica em 8 passos como organizar seus estudos

  Qualquer mudança é assustadora, principalmente no começo, sair da zona de conforto pode ser muito difícil, por isso a EBE Objetivo te dá aquele auxílio para que você consiga lidar melhor com o ensino médio.
Esse é um período crucial na vida dos jovens, época de pensar no futuro fora da escola, etapa de grandes transformações e também decisões. Se você está no primeiro ano do ensino médio então melhor ainda, porque assim, você pode colocar as dicas que listaremos, em prática agora mesmo.

   Nós, brasileiros, temos o costume de deixar tudo para depois, pagamos as contas no último dia e deixamos para estudar para a prova um dia antes, quem nunca utilizou o método “Jack Bauer” de estudos – Preparar-se 24 horas antes para a avaliação que atire a primeira pedra.
De fato, isso pode até fazer com que você decore a matéria e se saia bem, mas é muito mais provável que você acerte por sorte, muito mais pelo método “decoreba” do que se realmente tivesse fixado o conteúdo, e de nada vale decorar a matéria e esquecer no dia seguinte, muito mais interessante é aprender durante a aula, tirar as dúvidas com os professores em sala para não ter problemas maiores depois, certo?

   Confira algumas dicas que você pode aplicar em seu dia a dia, se você já está seguindo esses métodos já está passos à frente, caso não, melhor pensar a longo prazo e mudar a sua rotina. Como?

1) Comece a pesquisar feiras de profissões que possam te garantir uma visão mais ampla da área que você quer seguir profissionalmente, se a semana estiver muito atribulada, separe ao menos 2 finais de semana do seu mês para pesquisar!

2) Não se desespere: Escolher uma profissão não é tarefa simples, mas se você tiver uma noção do que gosta já pode começar a direcionar seus estudos, por exemplo, se você tem mais facilidade com números busque informar-se sobre carreiras em ascensão que utilizem a matemática como base, já se você prefere o comportamento humano, por exemplo, busque informações sobre a área de humanas, e assim por diante.

3) Não deixe matérias acumuladas – Se você deixa para estudar depois, pode acabar se enrolando e não estudando nada, crie uma rotina de estudos, separe um tempo para se divertir, mas também para reforçar a matéria.

4) Uma ideia bem bacana é reunir a galera e fazer um grupo de estudos, revisando matérias e compartilhando os conteúdos de uma maneira bem mais interativa.

5) Desenvolva metas – “Hoje eu vou chegar em casa e fazer tais exercícios de química, na sexta os de matemática, segunda, de português…” e finalize-os. Só vale assistir sua série preferida depois que acabar hein! Desafie-se.

6) Faça resumos – O Resumo serve como um compilado de toda a matéria, nele você reúne as partes mais importantes do texto e assim não precisa ler tudo desde o início.

7) Utilize o YouTube para estudar – Vídeo aulas também ajudam muito a fixar a matéria. Você pode explorar seu conhecimento de uma forma muito mais dinâmica com o uso da internet.

8) Encontre um bom ambiente para os estudos. Dê preferência a um lugar que não te distraia, onde você possa ter tranquilidade sem o celular por perto, ou pessoas conversando.

   E aí curtiu? Então continue acompanhando nosso blog para mais dicas. Em breve traremos o passo a passo para fazer um bom resumo!
Compartilhe com os amigos! #ebeobjetivo #ensinomedio #comolidar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *