Ensino Fundamental

Ensino Fundamental – Uma reflexão sobre Educação

Você sabia?

   Ao longo de um século: de 18% de alfabetizados no final do século XIX, chegou-se a 83% no início de século XXI (BRASIL, 2003), porém, será que essa porcentagem representa realmente um avanço no ensino de maneira geral? Se pararmos para analisar, existem muitos adolescentes considerados alfabetizados, mas que não conseguem fixar a matéria, interpretar um texto ou resolver uma conta simples de matemática.

   A Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD), em 2009, apontou que apenas 63,4% dos jovens concluem o ensino fundamental, o que significa que os alunos não recebem suficientemente o chamado ‘ensino FUNDAMENTAL’ que vai estruturar seu progresso enquanto aluno e indivíduo na sociedade.

   Esses dados, coletados no artigo de Idnelma Lima da Rocha, da Universidade Federal de Alagoas, mostram o quanto a educação em nosso país ainda precisa ser aprimorada e serve como um informativo aos pais para que fiquem atentos ao nível de ensino oferecido a seus filhos. Nesse período, é de fundamental importância que os responsáveis tenham uma participação ativa na educação.

   O aprendizado não ocorre apenas dentro da escola, por isso, as tarefas escolares e o conteúdo que está sendo aprendido na escola devem ser de conhecimento da família, o ideal é que a criança tenha o respaldo de um adulto de sua confiança para ajudá-lo a estudar e evoluir sempre.

   Em casa, os estudos devem ser incentivados como uma continuação ao processo escolar, por mais que existam distrações aos montes, cabe a você (mãe ou pai) impor limites, horários, ajudar seus filhos a refletir sobre as principais questões em alta hoje e até sobre a educação no Brasil, Por que não? Pais bem informados tem mais chances de transmitir informações relevantes aos seus e contribuir, efetivamente para o desenvolvimento intelectual da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *