Ensinando gratidão as crianças

Muitas vezes não é fácil expressar essa sensação ou descobrir coisas que despertem o nosso “Obrigado/a”.

É muito fácil ser grato quando tudo vai bem. No entanto, não é fácil aplicar essa virtude quando surge um problema. Nesses momentos difíceis temos que “fazer o nosso melhor” e ajudar os nossos filhos a descobrirem razões para serem agradecidos. Muitas vezes não é fácil expressar essa sensação ou descobrir coisas que despertem o nosso ‘Obrigado/a’.

   Ajude seu filho a ser grato, mesmo nos piores momentos. Mesmo quando as coisas não acontecem como ele quer, muitas outras consequências positivas podem vir à tona. Mesmo nas situações mais dramáticas, desconcertantes ou desagradáveis, fazemos novas descobertas sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor.
Converse com o seu filho sobre como você se sente quando ajuda alguém e como a gratidão melhora o seu humor, além de provocar um bem-estar geral.  Esses benefícios podem motivá-lo a experimentar essa dádiva com mais frequência.

   Algumas dicas básicas de como ensinar gratidão às crianças:

• Para começar nós somos exemplo para nossos filhos, então quem tem que começar a demonstrar gratidão somos nós.

• Devemos nós agradecer a elas quando ajudam nas pequenas tarefas de casa.

Conversar sobre o dia da família, tirar um tempinho juntos, sem tv, sem nada, e apenas conversar, saber o que aconteceu no dia que foi bom e também o que não foi.

• Ao chegar da noite, naquele momento de oração antes de dormir, acostumar a criança a sempre pensar em algo que aconteceu no seu dia para ela agradecer e também a orar pedindo por alguém que não seja ela ou para ela.

   Frase do dia: O que hoje lhe faz sofrer, pode ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor no futuro.

A gratidão é um dos valores mais apreciados e respeitados na hora de educar as crianças. Aprender a dizer “obrigado” ou agradecer colabora com o bem estar e reconhecimento da criança. Como todos os outros valores, se ensina a agradecer com o exemplo, ensinando para as crianças as nossas próprias ações de agradecer. Pais agradecidos e atenciosos criarão filhos agradecidos e atenciosos.

#ebeobjetivo #vempraebeobjetivo #objetivo #ebeobjetivoeurecomendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *